Técnicas para fazer Perfume


      Concepção do perfume: consiste na definição de um produto teórico para marketing. Determina-se o conceito e o nome do perfume, o público-alvo e o estilo da campanha publicitária, e finalmente a imagem do produto (design do frasco, tampa e embalagem).

      Criação do perfume: vários perfumistas e laboratórios são postos em competição e apresentam projectos.

       Compra de matéria-prima: a marca compra o concentrado fornecido em bidões e manda fabricar o perfume ou fabrica-o ela própria.

      Diluição da concentração: o concentrado é diluído a 95 graus em álcool de alta qualidade, água e conservante, de acordo com a percentagem desejada.

      Tratamento de estabilização: é feita a maceração através de meios mecânicos e térmicos, sendo depois o produto amassado, refrigerado e filtrado.

      Acondicionamento: O perfume é acondicionado num frasco previamente esterilizado e por vezes gravado, sendo o frasco capsulado ou colocado em vácuo, conforme o caso se tem ou não vaporizador. Se a etiqueta for colada, a etiquetagem faz-se após o engarrafamento. O acondicionamento fica concluído com a colocação em caixas, sendo o armazenamento feito em entrepostos a uma temperatura fresca, seca e constante. Actualmente usa-se apenas um vidro criativo para os frascos e um plástico atraente para as tampas.